O Paso-doble é inspirado na mais popular festa espanhola – as corridas de touros. O Paso-doble faz parte do folclore espanhol e dança-se ao som das orquestras que tocam nas praças de touros. Sendo uma dança puramente espanhola é considerada um símbolo nacional. No entanto, pensa-se que esta dança possa ter tido origem em França, onde se chamava pas-redouble, tocada por bandas para marchas militares em 1780.
O nome foi-lhe atribuído quer para desfiles militares, quer na tauromaquia, e a dança recebeu o mesmo nome e popularizou-se em 1962.
Técnica
A dança é composta por um compasso 2 / 4 ou 6 / 8. Os passos e figuras dançadas são inspiradas nas touradas, sendo que o homem se identifica com o toureiro e a mulher com a sua capa. Tem o mesmo ritmo quente e apaixonado desse espectáculo, sendo uma dança cheia de garra e paixão que exige muita técnica.
A posição do par é frente-a-frente um pouco afastado. O seu ritmo básico é muito simples: um passo por tempo, e o par deve permanecer com os corpos paralelos e com as mãos esquerda e direita do homem e da mulher, respectivamente unidas. A coreografia desta dança confere-lhe um carácter apaixonado e arrogante.
Música
O Paso-doble faz parte do repertório das bandas musicais espanholas, sendo utilizado na sua introdução e partes principais da música o ritmo flamenco
Nenhum comentário:
Postar um comentário